Site de compra coletiva oferece produtos pela metade do preço
O Peixe Urbano oferece desde massagens em spas até jantares e noites em hotéis de luxo. A única condição é que mais de vinte pessoas comprem o serviço
Versão paulista do site Peixe Urbano: promessa de bons descontos com compras coletivas
Um curso de culinária de 2 horas, no Rio de Janeiro, custa R$ 100. Mas se mais de 20 pessoas se interessarem, o custo cai para R$ 40 reais. O mesmo acontece para a uma noite romântica num hotel de luxo: o preço real, de R$ 980, pode cair para R$ 490 se mais de duas dezenas de pessoas toparem o passeio. Estes são dois exemplos de vendas reais que já foram feitas no Peixe Urbano, um site de compra coletiva que funciona no Rio de Janeiro desde o início de março e no final de abril abriu criou sua versão paulista.
Por se tratar de um site que promove serviços e produtos locais, não é possível ter uma página nacional. Mas a intenção dos idealizadores é ter em breve uma página para as principais capitais do Brasil. "A página de Curitiba está pronta para estrear e a seguir virão as cidades de Porto Alegre, Brasília, Salvador e Belo Horizonte", diz Julio Vasconcellos, um dos fundadores do Peixe Urbano.
Considerando somente a versão carioca, os serviços campeões de popularidade são os relacionados à beleza, estética e saúde. "Em São Paulo, como começamos a operar a pouco tempo, ainda não conseguimos detectar a preferência dos usuários".
O site oferece uma promoção de cada vez. O desconto mínimo é de 50%, mas a condição é que haja mais de 20 compradores. Caso esse limite mínimo não seja atingido, a promoção é cancelada e o dinheiro é devolvido automaticamente aos participantes. O número de usuários cadastrados não é revelado, mas segundo os criadores, desde que entrou no ar, o número de participantes mais do que triplicou. O público cadastrado é bem heterogêneo. Homens representam 50% e mulheres os outros 50%. Porém, considerando as vendas, as mulheres são a maioria e respondem por cerca de 75% das transações.
O modelo de compra coletiva é uma forte tendência no comércio eletrônico mundial. Somente nos Estados Unidos, existem mais de 70 sites do gênero. "Esse modelo de compra é muito mais social que o e-commerce tradicional e o brasileiro é tipicamente um povo que gosta de se relacionar, por isso apostamos neste modelo de vendas por aqui", diz Vasconcellos.
O trabalho do Peixe Urbano começa na identificação de possíveis parceiros. Uma equipe de vendas do site entra em contato com diferentes empresas, oferecendo o site como espaço para divulgação da marca. O portal se encarrega de toda a divulgação e recebe uma comissão a cada venda consumada.
Os sócios na revelam o investimento que fizeram, mas esperam começar a ter lucro ainda este ano. "Ainda não atingimos o lucro porque estamos investindo no crescimento e contratando muita gente", diz Vasconcellos. O Peixe Urbano começou a com os sócios Julio Vasconcellos, Alex Tabor e Emerson Andrade. Desde o início das operações, 15 pessoas foram contratadas. "Não contratamos mais porque está difícil encontrar candidatos com perfil para as vagas", afirma Vasconcellos.
Por se tratar de um site que promove serviços e produtos locais, não é possível ter uma página nacional. Mas a intenção dos idealizadores é ter em breve uma página para as principais capitais do Brasil. "A página de Curitiba está pronta para estrear e a seguir virão as cidades de Porto Alegre, Brasília, Salvador e Belo Horizonte", diz Julio Vasconcellos, um dos fundadores do Peixe Urbano.
Considerando somente a versão carioca, os serviços campeões de popularidade são os relacionados à beleza, estética e saúde. "Em São Paulo, como começamos a operar a pouco tempo, ainda não conseguimos detectar a preferência dos usuários".
O site oferece uma promoção de cada vez. O desconto mínimo é de 50%, mas a condição é que haja mais de 20 compradores. Caso esse limite mínimo não seja atingido, a promoção é cancelada e o dinheiro é devolvido automaticamente aos participantes. O número de usuários cadastrados não é revelado, mas segundo os criadores, desde que entrou no ar, o número de participantes mais do que triplicou. O público cadastrado é bem heterogêneo. Homens representam 50% e mulheres os outros 50%. Porém, considerando as vendas, as mulheres são a maioria e respondem por cerca de 75% das transações.
O modelo de compra coletiva é uma forte tendência no comércio eletrônico mundial. Somente nos Estados Unidos, existem mais de 70 sites do gênero. "Esse modelo de compra é muito mais social que o e-commerce tradicional e o brasileiro é tipicamente um povo que gosta de se relacionar, por isso apostamos neste modelo de vendas por aqui", diz Vasconcellos.
O trabalho do Peixe Urbano começa na identificação de possíveis parceiros. Uma equipe de vendas do site entra em contato com diferentes empresas, oferecendo o site como espaço para divulgação da marca. O portal se encarrega de toda a divulgação e recebe uma comissão a cada venda consumada.
Os sócios na revelam o investimento que fizeram, mas esperam começar a ter lucro ainda este ano. "Ainda não atingimos o lucro porque estamos investindo no crescimento e contratando muita gente", diz Vasconcellos. O Peixe Urbano começou a com os sócios Julio Vasconcellos, Alex Tabor e Emerson Andrade. Desde o início das operações, 15 pessoas foram contratadas. "Não contratamos mais porque está difícil encontrar candidatos com perfil para as vagas", afirma Vasconcellos.
fonte: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI139029-16382,00-SITE+DE+COMPRA+COLETIVA+OFERECE+PRODUTOS+PELA+METADE+DO+PRECO.html