Recorde em banda larga

Levantamento da Telebrasil constatou 50,7 milhões de acessos a partir deste tipo de conexão no País
Com taxa de crescimento de 67 novas conexões por minuto, o Brasil atingiu em setembro a marca de 50,7 milhões de acessos à banda larga. Os números são da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que informa ainda que a quantidade de novos assinantes foi 60% superior à média mensal de 2011, que é de 1,8 milhão. Com média de crescimento maior, o acesso móvel registrou 34,5 do total.

Foram 2,9 milhões de pessoas que passaram a utilizar o serviço de internet rápida em setembro e 16,2 milhões de novos consumidores desde janeiro. Em 2010, nos nove primeiros meses do ano, os novos consumidores somaram 10,8 milhões de pessoas, crescimento de 50% neste ano. A ampliação do acesso à banda larga é uma tendência que vem sendo confirmada pelos números. Segundo a Telebrasil, nos últimos dois anos, a quantidade de pessoas que passaram a acessar o serviço mais que dobrou. Foram 33 milhões de novos assinantes nesse período.

Fixa versus móvel
Do total de 50,7 milhões de acessos alcançados em setembro, 16,2 milhões são de conexões em banda larga fixa e 34,5 milhões em banda larga móvel. A banda larga fixa ampliou sua base de clientes em 3,1 milhões de acessos, o que representa um crescimento de 24% nos últimos 12 meses.

Citando a consultoria Point Topic, a nota da organização destacava que "o Brasil está entre os dez maiores mercados mundiais de banda larga fixa e, no primeiro semestre deste ano, foi o quarto país com o maior número de ações líquidas".

Já a banda larga móvel cresceu 94% nos últimos 12 meses, com 16,7 milhões de novos acessos. Do total de conexões móveis, 7,3 milhões são de modems de acesso à internet e 27,2 milhões de celulares de terceira geração (3G), que permitem conexão à internet.

Em termos de investimento por parte das empresas que comercializam o serviço no País, a Telebrasil cita um montante de R$ 17,4 bilhões aplicados durante o ano passado e mais R$ 9 bilhões durante o primeiro semestre deste ano.

Modems e celulares
34,5 Milhões de acessos do total correspondem à conexão móvel, que cresceu 94% em 12 meses
fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1063268