Escova de dentes saudáveis

Lavar e secar a escova de dentes depois de usa-la evita proliferação de microorganismos nas cerdas e até doenças.

http://www.dicasecia.com/wp-content/6479.jpg 
Você limpa e seca sua escova de dentes após a escovação ? Se você respondeu que não, é hora de mudar seus conceitos. Milhares e minúsculos fungos e bactérias se depositam nas escovas devido ao contato que fazem com alimentos durante a escovação dos dentes. 


Eles têm a tendência de se proliferarem ainda mais se após a escovação as cerdas continuaram úmidas e se as escovas forem guardadas em locais fechados e úmidos, como os armários do banheiro.

A combinação de locais que concentram umidade e falta de ventilação é um perfeito chamariz para esses micro-organismos, que são agentes causadores de várias doenças, como gengivite, febre e problemas gastrointestinais.

 http://1.bp.blogspot.com/_4of0CkvEI9o/TLnaUTOQMvI/AAAAAAAABPY/4HGEKetNZuk/s1600/bact%C3%A9rias+em+pia+escova+e+banheiro.jpg

Segundo especialistas, o ideal é que a escova seja higienizada e deixá-la fora do banheiro. Procure deixar a escova em um local bem longe do vaso sanitário, fresco e sec. Nunca deixe a escova em lugares quentes e úmidos, como dentro de bolsas ou gavetas.


Além de armazenar a escova em um local correto, a dica para evitar que bactérias e fungos se depositem nas cerdas é a assepsia. Borrife toda a cabeça da escova com spray bactericida ou um antisséptico bucal, que podem ser encontrados em farmácias. Se não der tempo de fazer esses procedimentos diários, também pode ser feita a higienização semanal mergulhando as cerdas na solução de antisséptico bucal durante 10 minutos.


http://www.oralline.com.br/_img/dicas/img_dica2.jpgTome cuidado comas famosas “capinhas” para as escovas de dentes. Elas precisam ter furos para ventilação e usadas nas escova somente após a higienização das cerdas e secas em papel absorvente, senão se transformará em um depósito de micro-organismos.

Recentemente a Veris Faculdades, de Campinas (SP), realizou uma pesquisa para verificar a presença de micro-organismos nas escovas de dentes, inclusive bactérias e coliformes fecais. Foi constatada que uma escova com mais de um mês de uso contém em média 11 mil bactérias, 6.500 bolores e leveduras e 1.100 coliformes fecais. 

Já as escovas que foram usadas por até 30 dias continham poucos coliformes fecais, uma colônia de fungos e apenas 13 estafilococos. Esses micro-organismos podem provocar gengivite, febre e complicações gastrointestinais.
De Selma Isis - http://www.zevariedades.com/utilidades/escova-de-dentes-elas-podem-abrigar-bacterias-e-fungos/