Quer mudar o visual? Aposte no corte médio! ''As mulheres estão se desapegando do cabelo longo'', diz Mauro Freire, que mudou o visual de Camila Pitanga, 33, para a novela Insensato Coração. O look foi inspirado na atriz Marion Cotillard. ''É um chanel despontado, com a frente mais longa, franja de lado e mechas mais curtas no alto da cabeça para dar volume'', explica Mauro. Fernando Torquatto, chefe de caracterização da próxima trama das 9 e responsável pelo corte da protagonista, Paola Oliveira, 28, também aposta no médio. ''Os fios dela ficaram três dedos abaixo do queixo e um pouco mais curtos atrás. Repiquei para dar movimento e volume. Queria um ar moderno!'', revela.

Para o corte de Carolina Ferraz, 42, Evandro Ângelo, do C.Kamura, quis algo prático, mas que combinasse com a personagem da atriz na minissérie Amor em Quatro Atos. ''A parte frontal e a nuca são parecidas com o cabelo da Katie Holmes e, o comprimento, com o da Victoria Beckham. Ela ficou mais jovial! Com os médios, a brasileira ressalta a descontração e a sensualidade'', fala Evandro. Se animou? ''Cortes com a parte da frente mais longa são ideais para quem tem rosto redondo ou quadrado e não são indicados nos ovais'', ensina Evandro.

Camila Pitanga
''O que eu mais gosto é poder acordar e arrumar o cabelo rapidamente. Tanto a cor quanto o corte combinaram comigo. Vou curtir o verão com os fios mais curtos e vai ser ótimo''

1. Fast Drying sculpiting spray, Paul Mitchell, R$ 62. Tel. 11-5188-0088
2. Condicionador sem enxágue, A'gora, R$ 55. Tel. 11-3061-5274 (à venda na Casa Mauro Freire)

Paola Oliveira
''Já falei muitas vezes que gosto de cabelo comprido, porque acho feminino. Mas, por sorte, meu trabalho me fez descobrir uma nova maneira de ser feminina com os fios mais curtos. Estou me redescobrindo em um visual diferente''

1. Xampu Silver, L'Oréal Professionnel, R$ 45. Tel. 0800-7017237
2. RD Protein Cream, N.P.P.E., R$ 70 (80 ml). Tel. 11-3285-0089

Carolina Ferraz
''Sempre tive cabelo curto, por isso eu me acostumei rapidamente. É um corte que a deixa mais fresquinha, é prático, mas precisa de manutenção constante. Meu cabelo cresce muito rápido e terei de apará-lo uma vez por mês''

1. High Hair Add Some Body, Wella, R$ 58,90. Tel. 0800-7029966
2. Spray de Brilho Headrush, Bed Head, R$ 98. Tel. 0800-7099440